Dia ´D´ de inclusão da pessoa portadora de deficiência no Sinebahia‏

Oportunidade de trabalho
Ascom/Alan Lessa

Pelo menos 24 pessoas foram atendidas até o meio-dia desta sexta-feira, 2, durante o Mutirão do Dia “D” de Inclusão da Pessoa com Deficiência, promovido pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia) na unidade modelo de Itabuna, na Avenida Inácio Tosta Filho, área central da cidade. Durante todo o dia, estão sendo realizados cadastros e promovidas palestras e orientação para o emprego.

O evento está atraindo também a participação de empresários que dispõem de vagas de emprego para pessoas com deficiência nas suas empresas. Inicialmente a unidade do Sinebahia disponibilizou 35 vagas. Além de encaminhamentos para o mercado de trabalho, o Mutirão também está viabilizando a inscrição dos participantes em cursos de capacitação do Serviço Nacional do Comércio (SENAC).

Segundo a coordenadora da Unidade Modelo do Sinebahia, Kerollayny Behrmann Santos, a intermediação de vagas de emprego para este perfil de trabalhador acontece diariamente. “No entanto, o “Dia D”, é dedicado exclusivamente a pessoas portadoras de deficiência.

Prestigiaram a abertura do evento os secretários da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, e do Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito Wenceslau Junior, deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), e o vereador Jairo Araújo. De acordo com Kerollayny Behrmann Santos, coordenadora do SineBahia, a legislação trabalhista determina que empresas com 100 empregados ou mais deverão preencher de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas.